RBTC

Pesquisar
Publicação semestral da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC)

Instruçoes Autores

Atençao
A partir de 13/05/2019 a submissao de novos artigos deve ocorrer pelo GNPapers por meio:

https://www.gnpapers.com.br/rbtc

Artigos submetidos até 13/05/2019 deverao ser corrigidos ou avaliados no SGP.

Objetivos e política editorial
A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) / Brazilian Journal of Cognitive Therapies é uma publicaçao semestral da Federaçao Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Destina-se à publicaçao de trabalhos originais relacionados às teorias e terapias cognitivas e áreas afins que se enquadrem nas seguintes categorias: (1) Relatos de pesquisas (investigaçao baseada em dados empíricos; limitados em 15 a 25 páginas); (2) Artigos de revisao (revisao sistemática, revisao narrativa e artigos teóricos; limitados em 15 a 25 páginas); (3) Comunicaçoes breves (relatos breves de pesquisa, relatos de experiência profissional, estudos de caso e notas técnicas; limitados em 10 a 20 páginas). A RBTC publica as seguintes modalidades, a critério da Comissao Editorial: entrevistas com profissionais, comentários sobre artigos previamente publicados e resenhas de livros publicados no ano corrente ou anterior (limitados em 4 a 8 páginas).
Os manuscritos devem ser submetidos online, através do sistema eletrônico (https://www.gnpapers.com.br/rbtc). O manuscrito submetido à RBTC nao pode ter sido publicado em outro veículo de divulgaçao (revista, livro, etc.) e nao pode ser simultaneamente submetido ou publicado em outro lugar. Toda submissao será inicialmente apreciada pela Comissao Editorial. Se a submissao estiver de acordo com as normas de publicaçao e for considerada potencialmente publicável, será encaminhada para avaliaçao pelos pares ( double blind review) preservando a identidade dos autores e consultores.

Apresentaçao dos manuscritos
A RBTC segue as recomendaçoes de estilo da sexta ediçao do Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010). Como alternativa, sugere-se consultar os Manuais de Normalizaçao de Trabalhos Científicos disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde ( http://www.bvs-psi.org.br/). Os aspectos éticos inerentes à realizaçao e divulgaçao de um trabalho científico devem ser considerados incluindo, quando pertinente, referência explícita à aprovaçao em Comitê de Ética em Pesquisa institucional.
A partir de julho de 2012, todos os manuscritos devem ser submetidos online, através do sistema eletrônico (https://www.gnpapers.com.br/rbtc). Todos os manuscritos submetidos para publicaçao deverao ser escritos em inglês (preferencialmente), português ou espanhol.

Manuscritos
Ao iniciar o processo de submissao, o autor responsável deverá indicar a modalidade na qual o manuscrito se enquadra, formatando o mesmo conforme as seguintes orientaçoes:
Relatos de pesquisas (15-25 páginas): relatos de alta qualidade de investigaçao original baseada em dados empíricos.
Artigos de revisao (15-25 páginas): revisao sistemática da literatura, revisao narrativa e ensaio temático (artigo teórico).
Comunicaçoes breves (10-20 páginas): relatos breves de pesquisa empírica (por exemplo, estudos piloto), relatos de experiência profissional com características de inovaçao, estudos de caso com características especiais que justifiquem interesse na área e notas técnicas sobre procedimentos e métodos.

Entrevistas com profissionais, Comentários sobre artigos previamente publicados e Resenhas de Livros publicados no ano corrente ou anterior (4-8 páginas). Sugere-se que o interessado em submeter materiais dessa natureza contate previamente o Editor Chefe da RBTC para verificar a viabilidade da proposta.

As informaçoes referentes a (a) imagens, (b) autores e titulaçao, (c) título em português e título em inglês, (d) título abreviado, (e) descritores e keywords, (f) resumo e abstract, (g) instituiçao, (h) endereço para correspondência, (i) suporte financeiro (opcional) e (j) carta ao editor (opcional) devem ser inseridas no sistema. Após, o conteúdo integral do manuscrito, sem dados de identificaçao, deve ser inserido no sistema.
As seguintes orientaçoes gerais sobre o texto devem ser observadas:
Papel: Tamanho A4 (21 x 29,7cm).
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo Referências, Notas de Rodapé, Tabelas, etc.
Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita).
Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, etc.
Alinhamento: esquerda
Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25 cm

Orientaçoes gerais sobre a submissao
Resumo e Abstract: (a) resumo em português de 150 a 200 palavras, com três palavras-chave em português, consultadas previamente no DeCS ( http://decs.bvs.br/) e no BVS Psicologia ( http://www.bvs-psi.org.br); (b) abstract (versao do resumo em inglês) com as palavras-chave em inglês, consultadas previamente no MeSH terms ( http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html).
Figuras e Tabelas: deverao ser indicadas no texto, devendo ser submetidas separadamente no sistema. O SGP aceita apenas imagens em alta definiçao com as seguintes características: Largura superior a 1000 px e DPI igual ou maior que 200; formato de imagem preferencialmente TIFF ou JPG; tamanho máximo da imagem de 5 MB. A formataçao de figuras e tabelas deve, obrigatoriamente, seguir as normas da sexta ediçao do Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010).

Anexos e Notas: somente utilize anexos e notas de rodapé se forem realmente imprescindíveis para a compreensao do texto. Caso indispensável, os anexos devem ser apresentados em uma nova página, após as referências. Os anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas. Notas de rodapé devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e listadas, após as referências, em página separada, intitulada "Notas". Os anexos e notas devem ser contabilizados no limite de páginas para cada modalidade de submissao.

Referências: as referências bibliográficas deverao ser relacionadas alfabeticamente, no final do texto, conforme normas da sexta ediçao do
Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010). Apresentamos exemplos de casos mais comuns, para orientaçao,
incluindo caracteres em itálico e recuo de aproximadamente 5 espaços a partir da segunda linha, em formataçao que deve ser empregada
nos manuscritos submetidos à RBTC:

(a) Artigos em periódicos científicos:
Kessler, R. C. (2000). Posttraumatic stress disorder: The burden to the individual and to the society. Journal of Clinical Psychiatry, 61, 4-12.
Meiser-Stedman, R., Smith, P., Glucksman, E., Yule, W., & Dalgleish, T.(2008).The posttraumatic stress disorder diagnosis in preschool
and elementary school-age children exposed to motor vehicle accidents. American Journal of Psychiatry, 165, 1326-1337.
doi:10.1176/appi.ajp.2008.07081282
Mulligan, K., Fear, N. T., Jones, N., Alvarez, H., Fear, L., Naumann, U., .Greenberg, N. (2012). Post-deployment Battlemind
training for the UK Armed Forces: A cluster-randomized controlled trial. Journal of Consulting and Clinical
Psychology
, 80, 331-341. doi:10.1037/a0027664

(b) Livros na íntegra:
Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS (3a ed.). New York, DC: Sage.
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2009). Multivariate data analysis (7a ed.). New York, NY: Prentice Hall.

(c) Capítulos de livro:
Grimm, L. G., & Yarnold, P. R. (1995). Introduction to multivariate statistics. In L. G. Grimm & P. R. Yarnold (Eds.), Reading and
understanding multivariate statistics
(pp. 1-18). Washington, DC: American Psychological Association.

(d) Dissertaçoes e teses:
Schaefer, L. S. (2011). Avaliaçao de reaçoes pós-traumáticas em bancários vítimas de ataques a bancos (Dissertaçao de Mestrado, Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Recuperado de
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3298

(e) Artigos no prelo:
Finger, I. R., & Potter, J. R. (no prelo). Entrevista motivacional em sobrepeso/obesidade. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas.

(f) Autoria institucional:
American Psychiatric Association. (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (4a ed.; Texto Revisado). Porto Alegre:
Artmed.

(g) Material de fontes eletrônicas:
American Psychiatric Association. (2012). G 03 Posttraumatic Stress Disorder. Recuperado de
http://www.dsm5.org/ProposedRevisions/Pages/proposedrevision.aspx?rid=165.

Direitos autorais
A Revista Brasileira de Terapias Cognitivas possui direitos autorais de todos os artigos por ela publicados. A veiculaçao em outra publicaçao brasileira só poderá acontecer com a condiçao de citaçao da fonte original. A reproduçao total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) dos artigos desta Revista está condicionada à autorizaçao escrita dos Editores da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas.

Procedimento de recebimento e avaliaçao de manuscritos
Os manuscritos que se enquadrarem nas modalidades de trabalho especificadas acima e seguirem rigorosamente as normas de apresentaçao serao incluídos no processo de avaliaçao.
Uma avaliaçao prévia do manuscrito é realizada pelo corpo editorial da Revista, na qual sao avaliadas a qualidade, a pertinência do conteúdo, adequaçao quanto às modalidades de submissao e coerência teórico metodológica. Em seguida, o manuscrito é encaminhado para os membros da Comissao Editorial ou Consultores ad hoc de reconhecida competência na área, que emitirao pareceres com possibilidade de recomendaçao para aceitaçao, reformulaçao ou recusa do manuscrito.
Após receber o manuscrito com as modificaçoes sugeridas, o autor terá um prazo de 15 dias para providenciar as alteraçoes. As sugestoes nao atendidas deverao ser justificadas por carta em anexo. O envio desse material deve ser feito através do SGP. Os autores receberao a decisao da publicaçao ou nao do seu manuscrito e a data provável de publicaçao. Para a publicaçao da versao final, poderá se feita revisao de linguagem pela Comissao Editorial. Modificaçoes substanciais deverao ser feitas pelo autor, que será notificado previamente, devolvendo o trabalho no prazo máximo determinado pelo editor.
O encaminhamento dos artigos à revista implicará na aceitaçao, por parte dos autores, das normas aqui expressas. Todos os manuscritos submetidos à Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (RBTC) / Brazilian Journal of Cognitive Therapies deverao estar em conformidade com regulamentaçoes e resoluçoes governamentais, padroes éticos associados à disciplina ou formaçao profissional dos autores e normas internacionais de ética e integridade na publicaçao de pesquisa científica.




Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC
Avenida Iguaçu, 525, sala 603, Bairro Petrópolis, Porto Alegre - RS, CEP 90.470-430 GN1