RBTC

Pesquisar
Publicação semestral da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC)

Vol. 13 nº 2 - Jul. / Dez.  de 2017

Edição Especial

Páginas 92 a 103

Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados

Social-emotional competence: concepts and associated instruments

Autores: Angela Helena Marin1; Cecília Tonial da Silva2; Erica Isabel Dellatorre Andrade3; Jade Bernardes4; Débora Cristina Fava5

PDF Português       Texto em português

Descriptores: Competência socioemocional; desenvolvimento psicossocial; ajustamento emocional.

Keywords: Social-emotional competence; psychosocial development;emotional adjustment.

Resumo:
O construto competência socioemocional tem sido destacado na literatura pela sua relação com a qualidade do desenvolvimento e ajustamento social e emocional de crianças e adolescentes, contribuindo tanto para a promoção quanto para a avaliação do nível de prazer e bem-estar ao longo da vida. Constata-se, entretanto, uma pluralidade em relação a forma como tem sido definido e avaliado nos estudos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo revisar o construto competência socioemocional, identificando como ele tem sido apresentado em estudos nacionais e internacionais, tendo em vista diferencia-lo de outros construtos associados, assim como rastrear instrumentos que têm sido utilizados para sua avaliação. Discute-se que a competência socioemocional é um construto complexo, que compreende outros conceitos, como o de habilidades, estando relacionado aos conceitos de inteligência emocional e desenvolvimento socioemocional.

 
RBTC RBTC RBTC
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC
Rua Camargo Paes, 538 - Guanabara - CEP 13073-350, Campinas - SP - Fone: (19) 3241-0032 GN1