RBTC

Pesquisar
Publicação semestral da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC)

Vol. 14 nº 2 - Jul. / Dez.  de 2018

ARTIGOS DE REVISÃO

Páginas 85 a 94

Treinamento de habilidades sociais na dependência de internet: revisão narrativa

Training of social skills in internet dependence: narrative bibliographical review

Autores: Danielly Almeida Nascimento dos Santos1; Ruana Santos da Silva2

PDF Português       Texto em português

Descriptores: Dependência de Internet; Habilidades Sociais; Treinamento de Habilidades Sociais.

Keywords: Internet addiction; Social Skills; Social Skills Training.

Resumo:
Com o advento da internet e seus atrativos, o uso exacerbado pode acarretar em prejuízos para o usuário, estabelecendo a dependência de internet. Esta é considerada como a incapacidade de controlar o próprio acesso à internet, constando dificuldades em controlar as horas online, prejuízos funcionais, no bem-estar psicológico e social e sintomas de tolerância e abstinência. Dessa forma, seus componentes neuroquímicos se assemelham as dependências de substâncias. Dentre seus recursos, a internet modificou a forma como a interação social é manejada sendo os déficits socias um fator de risco e uma consequência da dependência de internet. Assim, as habilidades sociais se configuram como fator de proteção. Neste contexto, a partir de revisão bibliográfica narrativa, com consulta a livros e periódicos nas bases de dados LILACS e SCIELO, objetivou-se analisar o Treinamento de Habilidades Sociais como intervenção para dependência de internet, estabelecendo relações entre dependência de internet e habilidades sociais. Na dependência de internet, tratar as causas subjacentes é essencial, por este motivo, o Treinamento de Habilidades Sociais é relevante para prevenção e tratamento.

 
RBTC RBTC RBTC
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC
Rua Camargo Paes, 538 - Guanabara - CEP 13073-350, Campinas - SP - Fone: (19) 3241-0032 GN1