RBTC

Pesquisar
Publicação semestral da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC)

Vol. 14 nº 2 - Jul. / Dez.  de 2018

COMUNICAÇÕES BREVES

Páginas 121 a 129

Terapia do esquema em grupo para crianças com transtornos disruptivos

Group Schema Therapy for Disruptive Children

Autores: Ivana de Cássia Ribeiro Rosa Camilo1; Ederaldo José Lopes2; Renata Ferrarez Fernandes Lopes3

PDF Português       Texto em português

Descriptores: Terapia do Esquema; Transtornos Disruptivos; Terapia em Grupo

Keywords: Schema Therapy; Disruptive Disorders; Group Therapy

Resumo:
O presente estudo propõe um modelo psicoterápico em grupo para crianças com diagnóstico de transtornos disruptivos (APA, 2014), na abordagem da Terapia Cognitiva Focada no Esquema (TCFE). Esta proposta de intervenção foi delineada a partir da leitura e tradução do capítulo do livro de Loose, Graaf e Zarbock (2015), que apresenta os principais conceitos, métodos e técnicas nessa abordagem, para o tratamento de crianças agressivas. A proposta de adaptar o roteiro de Loose et al. (2015) para o formato de grupo, deve-se por serem encontradas contribuições recentes no Brasil destes mesmos pesquisadores alemães, que tiveram seus roteiros, métodos e técnicas traduzidos e adaptados ao formato de grupo, para o público brasileiro. A fim de se compreender as implicações na condução da psicoterapia em grupo com crianças agressivas, buscou-se na literatura outros trabalhos com essa característica, que possibilitassem também embasar a quantidade ideal de participantes, a faixa etária indicada, o número médio de sessões e os resultados esperados, uma vez que o protocolo original aborda a psicoterapia individual. Por se tratar de um trabalho com crianças, a orientação de pais também é apresentada como parte do processo de intervenção.

 
RBTC RBTC RBTC
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC
Rua Camargo Paes, 538 - Guanabara - CEP 13073-350, Campinas - SP - Fone: (19) 3241-0032 GN1